A matemática é uma ciência exata?

 

Mudamos de endereço, agora o conteúdo completo encontra-se aqui

 

 

 

Anúncios

5 comentários sobre “A matemática é uma ciência exata?

  1. “Durante algum tempo sabia-se que esses números existiam, porém somente Georg Cantor conseguiu provar que há um número infinito destes no século 19”

    Essa afirmação é falsa, Liouville que provou isso.

    Curtir

      1. No caso, Liouville definiu um conjunto de números usando algumas desigualdades, depois ele provou que todo número desse conjunto, era transcendente. Feito isso, bastava ele provar que esse conjunto era não vazio, e foi isso que ele fez, o primeiro número exibido desse conjunto ficou conhecido como constante de Liouville. Depois de provar que existia uma constante de Liouville, foi fácil exibir uma infinidade de números transcendentes. Tem dois livros da SBM que fazem uma discussão inicial para quem tem interesse em saber do que se trata, são eles: Números Irracionais e Transcendentes, Djairo Guedes Figueredo. O outro é: Números: Racionais e Irracionais, Ivan Niven, ambos se encontram na livraria on-line da SBM.

        Curtir

  2. Confesso que fiquei um pouco desnorteado após de ler o seu artigo. Fica difuso o ponto final porque parte por mostrar o relativo que resulta a palavra “exata” mas o ultimo parragrafo menciona o se uso político. Honestamente achava que vc ia a falar sob a diferença entre exato e preciso, tema que se discute na primera aula de fisica.

    Resgato o penúltimo parragrafo porque vc começa a preencher as aparentes diferenças de distintas ramas do conhecimento citando exemplos concretos. Opino que o parragrafo final houvesse sido o começo do artigo porque, segundo a minha opiniao particular, define o tema principal do artigo.

    Abraços e continue em frente.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s