Os mercadores da dúvida

Sem título

Alguns dias atrás comecei a escrever sobre mudanças climáticas aqui no unidades. Esta semana assistir conheci o documentário “Os mercadores da dúvida”, baseado em um livro com mesmo título. O livro como o filme relata o esforço de algumas empresas em disseminar a dúvida sobre pesquisas científicas.

O filme  realiza diversas entrevistas com cientistas, ativistas e delatores, bem como alguns cientistas que hoje encontram-se arrependidos. Um comparativo interessante que o filme faz sobre a polêmica atual sobre as mudanças climáticas é com a indústria tabagista, que antes por mais que as pesquisas apontassem para os riscos à saúde, um lobe de algumas corporações ajudou a disseminar a desinformação sobre o caso, semelhante ao que acontece hoje com outros temas.

Um ponto interessante é a apresentação de um poderoso grupo lobista fundado pelos bilionários irmãos Koch, American for Prosperity, com uma campanha de muitas articulações, por mais de uma década atacaram e semearam a dúvida sobre a realidade das mudanças climáticas, chegando a equiparar os resultados das pesquisas climáticas com as liberdades individuas, usando diversas estratégias de falácias. (escrevi sobre algumas destas aqui :Devaneios dos limites pseudocientíficos ).

Um ponto eu acredito ser fundamental em um documentário é a documentação das alegações. Todas as afirmações por parte dos produtores do filme são muito bem embasada e documentada. Uma nota especial para uma das autoras do livro, Naomei Oreskes, professora de história da ciência na universidade de harvard, onde ela apresenta parte da pesquisa de seu artigo, “The Scientific Consensus on Climate Change”, o qual categoriza estatisticamente a relevância das pesquisas de quem era “pró” ou “contra” dos efeitos das mudanças climáticas.

Chega de spoiler, vamos ao filme, caso queira baixar e assistir posteriormente, deixo o link disponibilizado pelo archive.org ao final do texto, além do link direto aqui a baixo.

Bom Filme!

Gostou ? siga o unidades imaginárias no facebook,

Leituras e Referencias

Pagina oficial do livro e filme: http://www.merchantsofdoubt.org/

livro :  Merchants of Doubt: How a Handful of Scientists Obscured the Truth on Issues from Tobacco Smoke to Global Warming(2011). Oreskes, Naomi  e Conway , E.

Oreskes, N., The Scientific Consensus on Climate Change.Science  03 Dec 2004: Vol. 306, Issue 5702, pp. 1686.DOI: 10.1126/science.1103618

Anúncios

Um comentário sobre “Os mercadores da dúvida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s