Mercúrio vai passar e não vai arder

 

stripe_test_mercury_transit_02

Transito de Mércurio em 2006.

Não, não estou falando do mercúrio crome que minha geração, talvez tenha sido a última usar em feridas. Estou falando do planeta Mercúrio! Este minusculo planeta, o menor do sistema solar.

No próximo dia 09/05/2016 será possível observar o transito de Mercúrio. Mas pera, o que é o transito de Mercúrio?  Mércurio, assim como Vênus,  estão em orbita entre o Sol e a Terra. Assim, em algumas datas específicas podemos observar estes planetas passando em frente ao Sol. A última vez que isto aconteceu foi em Novembro de 2006.

Apesar de Mércurio ter um período orbital de aproximadamente 88 dias. A Terra, Sol e Mercúrio raramente se alinham. Isto ocorre pois mercúrio orbita em um plano que é inclinado tendo como referência o plano orbital terrestre, assim, normalmente ele orbita acima ou abaixo de nossa linha de visão do sol. Como resultados, os trânsitos de Mercúrio ocorre apenas 13 vezes por século aproximadamente.

Este ano, será possível observar este evento em todo o território nacional ( como mostrado na figura 1) entre as 8:18 e 15:42.

 

mapa_transito

Figura 1 – Mapa da visibilidade do trânsito de Mercurio. A parte clara é onde se observará o evento completamente.( Imagem gerada via Xavier M. Jubier)

Apesar de ser  observado em todo território, Um Belenense e um Paulistano observarão Um trajeto  “diferente” Mercúrio. A figura abaixo mostra como será esse trajeto para esses dois observadores.

TRANSITOS_BEL_SP

Figura 2 Trajeto( linha tracejada) de Mercúrio por um observador em Belém e em São Paulo.  Trajeto gerado  via Xavier M. Jubier

 

Trânsitos fornecem uma grande oportunidade para estudar a forma como os planetas e as estrelas se movem no espaço – informação que tem sido utilizado ao longo dos séculos para compreender melhor o sistema solar e que ainda ajuda os cientistas hoje calibrar os seus instrumentos. Três dos telescópios solares da NASA vai assistir o trânsito apenas para essa razão.

Cientistas da Solar and Heliospheric Observatory (SOHO) e da NASA, através do Solar Dynamics Observatory (SDO), irão trabalhar em conjunto para estudar o trânsito 09 de maio. A missão energia solar Hinode também vai observar o evento. Hinode é uma colaboração entre as agências espaciais do Japão,  Estados Unidos, Reino Unido e Europeia lideradas pela Agência  Aeroespacial do Japão.

Instrumentos abordo do SDO  e SOHO usam diferentes linhas espectrais, permitindo analisar diferentes oscilações solares. Essas medições ajudam a entender o comportamento do sol ao longo de horas, dias, anos e décadas.

SDO será capaz de utilizar o trânsito para ajudar no alinhamento do instrumento. Como os cientistas sabem tão precisamente onde Mercury deve ser em relação ao sol, eles podem usá-lo como um marcador para afinar exatamente como seus instrumentos deve ser apontado.

O trânsito também vai ser usado para ajudar a calibrar os instrumentos espaciais. A escuridão absoluta do planeta oferece uma oportunidade para estudar os efeitos sobre as observações de luz difusa dentro do instrumento.

Para observar esse evento é recomendado procurar um clube de astronomia local para observar com um telescópio solar.  Além disso, é possível construir um telescópio solar de baixo custo( final do texto).  Você ainda tem a opção de assistir seguramente do conforto de seu lar pelo site:  http://mercurytransit.gsfc.nasa.gov .

Boas observações

 Referências e sugestão de leituras

Nasa: Satellites to see mercury enter spotlight on may 9

SDO is Go:  Mercury transit in 8 days

Construindo seu telescópio Solar ( O Astrônomo )

 

Luneta de Projeção (telescópio solar de baixo custo):

Figura 03: Modelo de montagem da luneta de projeção. Imagem obtida de: EMILIO, Marcelo. Fundamentos à Astronomia. Ponta Grossa. UEPG/NUTEAD. p.38. 2012
 

Materiais: 

  • 1 folha de papel cartão (ou cartolina) tam. 50cmx40cm ou 30cm;
  • papel alumínio tam.: ~12cmx12cm;
  • Papel milimetrado ou folha A4;
  • 1 Tesoura;
  • 1 Régua  ou fita métrica;
  • fita adesiva;
  • 1 alfinete ou agulha de costura;

Procedimento: 

  1. Recorte o papel cartão nas dimensões acima, faça uma abertura 04 cmX04cm em uma das extremidades do cartão (este servirá como uma “janela” para que possa observar a imagem do Sol), com cerca de 02 cm de distância da borda (como representado na figura 03);
  2. Enrole o papel cartão no formato de um cilindro de modo que você possa utilizar a abertura que acabou de recortar;
  3. Passe a fita adesiva em toda a extensão do  cilindro para que o papel cartão não desenrole;
  4. Posicione a folha de papel milimetrado (ou folha A4) na extremidade do cilindro onde encontra-se a “janela” para observação, de maneira a tampar esta extremidade, prenda a folha com a fita adesiva. Pois, a imagem será projetada na folha de papel milimetrado (como mostra a figura 03);
  5. Posicione na outra extremidade do cilindro a folha de papel alumínio, prenda-o de maneira que a folha fique bem esticada. Com o auxílio de um alfinete ou agulha faça um pequeno orifício no centro do papel alumínio, tomando cuidado para que a folha não se rompa.
  6. Agora, basta se posicionar ao Sol com o seu telescópio solar apoiado em seu ombrocom a janela voltada para você, (se preferir, pode montar um suporte pra que possa prender e evitar que o telescópio fique se movendo). Faça com que a luz do Sol penetre no orifício da folha de papel alumínio e projete uma pequena imagem circular do sol sobre o anteparo (folha de papel milimetrado colocado na outra extremidade do telescópio). Para facilitar, preste atenção em sua sombra projetada no chão, o telescópio estará alinhado quando verificar que a imagem dele forma exatamente um circulo no chão.
  7. A imagem formada, não será muito grande, terá cerca de meio centímetro. Mas, com este telescópio solar de baixo custo será possível observar o nosso Sol, sem danificar sua visão.

Fonte: O Astrônomo

Anúncios

3 comentários sobre “Mercúrio vai passar e não vai arder

  1. Pingback: Mercúrio passando agora ! | Unidades Imaginárias

  2. Pingback: Mercúrio está passando agora ! | Unidades Imaginárias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s